Quem são os candidatos, alguém sabe? Você já sabe em quem votar nesse ano para presidente? Vai votar nos PTralhas? Se a resposta for não para todas - inclusive na última - está na hora de se inteirar do assunto.
A saber, as eleições desse ano será no dia 05 de Outubro - 1º Turno - e caso haja segundo turno, esse será no dia 26 de Outubro. Você que tem mais de 16 anos e já possui título, já pode entrar para o seleto grupo de quem vota.
E os candidatos? Ah, os candidatos....
- Dilma Rousseff – PT
Acha que a Dilma fez um bom trabalho? Segundo pesquisas, ela é a grande favorita para a reeleição, mas é claro, que só depende de nós isso. Lembre-se dos protestos em que #ogiganteacordou foi em seu mandato e que a venda de algumas de nossas empresas também... Bom, abra bem os olhos!
- Eduardo Campos – PSB
O ex-governador de Pernambuco está se dedicando a presidência desse ano de 2014. Pode ser um desconhecido, mas tem um nome de peso para ajudá-lo: Marina Silva. Isso mesmo. Ela será a vice de Eduardo Campos e dará uma enorme ajuda a sua candidatura. Eduardo Campos é natural de Recife e nasceu em 1965 e formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele é neto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e Eduardo sempre foi ligada a política, desde a faculdade, como presidente do diretório acadêmico da universidade que estudou. Em 1987, participou da criação da primeira secretaria de ciência do Nordeste; em 1990 filiou-se ao PSB e de onde conseguiu seu primeiro mandato como Deputado Estadual de Pernambuco. Em 1995, ficou a serviço do governo de Pernambuco como secretario do Governo e, no ano seguinte, foi secretário da fazenda. Em 1998, foi reeleito deputado federal e foi reeleito também em 2002. Ainda ocupou outros cargos políticos, como a de Ministro da Ciência e Tecnologia de 2004. E em 2006, foi eleito pela primeira vez como governador de Pernambuco sendo reeleito em 2010, mas que não terminou este mandato para se candidatar a presidente.
- Aécio Neves – PSDB
Aécio Neves é sempre um nome de peso. Neto de Tancredo Neves, é um nome bastante cotado para a Presidência da República. Ex-governador de Minas Gerais e Senador da República, Aécio também terá como uma forte ajuda o também ex-governador (que foi vice de Aécio no governo de Minas) Antônio Anastasia. O retrospecto do Aécio Neves, ao menos em Minas Gerais é bom, mas depende também dos outros estados a conquista da confiança - principalmente em São Paulo, que é um estado que decide.
- Soninha Francine – PPSSoninha é uma paulistana ficou conhecida como apresentadora da MTV Brasil teve experiência como atriz amadora. Como apresentadora na MTV ela começou como assistente de produção, depois como diretora e coordenadora de produção e depois também foi redatora dos textos como VJ’s e ficou na emissora por dez anos. Depois da saída da MTV ela atuou na TV Cultura e nesta emissora ela se envolveu em um caso polêmico, em uma matéria da Época ela admitiu que fosse usuária de maconha e defendia sua descriminação. Isso levou à demissão dela da TV Cultura, ainda mais que na época ela estava à frente de um programa jovem. Por isso, ela tem uma imagem forte na política que pode trazer frutos para ela no futuro. Mas, parece que ela está pensando em se candidatar ao cargo de deputada federal por outros estados. Recentemente ela este vem em visita a vários diretórios em alguns estados, como Paraná e Pernambuco que foram dois estados que apoiaram a candidatura de Francine. Veremos!
- Randolfe Rodrigues – PSOLRandolfe Rodrigues é o atual senador do estado do Amapá e que saiu vitorioso das eleições pelo seu partido para a candidatura da presidência. É natural de Pernambuco e nasceu em 1972 e foi morar no Amapá ainda criança e é formado em história pela Universidade Federal do Amapá e possui mestrado em políticas públicas e uma graduação em direito. Ele já começou desde cedo na política, participando de grêmios estudantis e liderando passeatas. Em 2010 foi eleito senador mais votado do Amapá e também o mais jovem do país. Ele afirmou que se difere dos demais candidatos por defender uma ruptura da economia atualmente empregada no país.
- Levy Fidélix – PRTBLévy Fidelix é atual presidente e fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Sua principal bandeira em suas propostas de governo está a mobilidade urbana e, em São Paulo e em um dos pleitos em que se candidatou ele propôs o aerotrem (trem de superfície que trafega em pilastras nos canteiros centrais dos córregos e avenidas) que foi inclusive implantado pelo governo paulista em 2012. Entre outras propostas que foram postas em prática em São Paulo vieram das propostas de governo de Fidelix como o anelviário, que foi implantado pelo governo paulista desde 2008 e recebeu o nome de Rodoanel; o seguro-calamidade, implantado pela prefeitura de São Paulo em 2008 e recebeu o nome de seguro enchente; moto-médico que foi implantado por vários governos estaduais na rede SAMU a partir de 2013; e o projeto onda verde, que é um projeto de reurbanização das áreas verdes na capital paulista e também o incentivo às prefeituras para plantarem árvores na cidade, e em conjunto com a população. Este projeto foi mal implantado e não foi bem sucedido e gerou várias críticas entre 2001 a 2004.
- José Maria Eymael – PSDCEymael quando se fala no seu nome lembra-se logo do seu jingle que já virou um clássico nas campanhas eleitorais, mas que na campanha deste ano deve perder espaço, pois as campanhas terão pouco tempo e um jingle neste caso atrapalhará um pouco. O jingle que ficou no subconsciente coletivo foi “Ey, Ey, Eymael, um democrata-cristão” que foi o jingle usado em campanhas presidenciais anteriores. Entre as propostas de Eymael para a sua candidatura nas Eleições 2014 é que o Brasil tenha outra via de mudança real, valorização da família, o trabalhador e o combate à corrupção. O candidato é natural de Porto Alegre, formado em Direito e história e começou a carreira política pelo Partido Democrata Cristã (PDC) extinta durante o regime militar e que se candidatou em 1985 à Prefeitura de São Paulo e foi derrotada, mas desde aquele ano ficou conhecido pelo seu famoso jingle.
- Everaldo Pereira – PSCUm dos candidatos à presidência da república nas eleições 2014 é o pastor Everaldo Pereira que é candidato pelo Partido Social Cristão (PSC) e que será candidato a presidente do país. A candidatura do pastor pelo partido visa defender os princípios cristãos e a valorização da família. O partido PSC é um dos partidos pequenos que mais cresceu no país que passou de um deputado federal eleito com 500 mil votos em 2002 e até 17 com total de 2,6 milhões de votos em 2010; e estima-se que haverá um crescimento de 508% em oito anos.
- Mauro Iasi – PCB
O PCB (Partido Comunista Brasileiro) anunciou a candidatura de Mauro Iasi para a disputa da Presidência da República em 2014.
Dentre as razões que o partido elenca para ter um candidato próprio na corrida pelo Palácio do Planalto estão "a necessidade de fazer um contraponto à escancarada antecipação da campanha eleitoral de 2014 e o desinteresse dos partidos com os quais compartilhamos a oposição de esquerda em construir uma frente permanente programática, para a unidade na luta para além das eleições e dos partidos com registro".
- Magno Malta – PR
Senador pelo Espírito Santo, e atualmente concorre a Presidência da República. Entre as propostas, o Senador comenta que:
"qualquer cidadão que comete crime com natureza hedionda perde a menoridade e é colocado na maioridade para pagar as penas da lei. Pela minha proposta, fica o Estado obrigado a construir centros de ressocialização para formação de campeões em esporte de alto rendimento para o país. Não estou falando de cadeia, nem de presídio. Esses meninos podem ser ressocializados, eles podem ser devolvidos, eles podem produzir alegria. Nós podemos tirar o fuzil da mão deles e colocar uma bola de basquete; tirar o fuzil e colocar na cintura deles uma faixa de jiu-jítsu; podemos botar uma luva de campeão na mão deles ao invés de uma pistola"
Magno Malta afirmou ainda que está pronto para debater qualquer tipo de tema com os demais candidatos à Presidência e pediu a seu partido o direito de viajar por todo o país para discutir com a sociedade.
- Eduardo Jorge – PVO Partido Verde oficializou Eduardo Jorge como pré-candidato à presidência da República, neste sábado (22/03), na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele aproveitou a ocasião para apresentar o documento “Viver Bem. Viver Verde”, com dez diretrizes para elaboração de um programa do PV para o Brasil.
Desenvolvimento sustentável, reforma política, Federação/Estado, economia verde, energia, previdência segura, Saúde e Educação, cultura de paz, combate à desigualdade e miséria e internacionalismo foram escolhidos como matriz do programa de governo do Partido Verde, para que seja trabalhada pela sociedade e, em junho, se tenha o programa completo.
Bom, esses são os candidatos. Agora, basta saber escolher bem na hora de votar, já que somos nós que fazemos o futuro desse país!
Nenhum comentário:
Postar um comentário